Síndrome de Burnout: a síndrome do esgotamento profissional

Síndrome de Burnout: a síndrome do esgotamento profissional

#sextou: todo mundo tenso, cansado… doido pra descansar no fim de semana ! ficar livre do serviço, do chefe…

Mas cuidado! Se o cansaço for extremo e a vontade de estar no trabalho é mínima (ou zero… ) vc pode estar  sofrendo da Síndrome de Burnout: a síndrome do esgotamento profissional.

Vc já ouviu falar ? Isso pode inclusive estar acontecendo com vc ou alguém que você conhece.

Esta patologia foi descrita pelo psicanalista alemão Herbert J. Freudenberger .O transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Seus sintomas são parecidos a outros transtornos , como depressão e estresse,isso faz com que, em muitas vezes, o diagnóstico não seja adequadamente realizado.

A síndrome de Burnout (“burnout” tem origem do verbo inglês “to burn out”, que significa a expressão queimar,esgotar ) e se caracteriza pelo estado de estresse crônico, tensão emocional provocados por condições de trabalho desgastantes, exaustivas, atinge as mais diversas profissões e requer atenção e acompanhamento profissional.

A definição de Burnout na CID-11 : é uma síndrome conceituada como resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com êxito, com sucesso.

Alguns sinais são clássicos: sentimentos e comportamentos negativos do trabalhador com a sua atividade laboral , isso acarreta o desgaste (mental e físico) que se associa a uma sensação de frustração, impotência, insatisfação e consequentemente a queda do comprometimento da pessoa na relação profissional, afetando no rendimento e na produtividade do trabalhador que pode começar a faltar ao emprego e até abandonar o serviço, em casos mais graves.

Importante salientar que isso afeta diretamente nas relações familiares e no meio social onde a pessoa vive. Casos graves quando não tratados, podem levar inclusive a depressão e ao suicídio.

Então fique atento: cuide da sua saúde mental e física.

É possível encontrar o equilíbrio, dar atenção e dedicação a tudo que é importante em sua vida e seu trabalho, desde que você construa um planejamento, uma rotina positiva delegando a cada momento, a sua devida importância .

Fim de semana chegando hora de vc relaxar: seja um seja num happy hour com os amigos, um passeio agradável, tomar um vinho com seu amor, curtir sua casa e sua família sem ter de olhar para o relógio… aproveite todos os momentos com prazer e alegria afinal, a vida acontece é no presente!

Fé, amor e gratidão sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *